segunda-feira, 24 de julho de 2017

A Associação Seropédica de Aeromodelismo Asa-Rj, foi fundada em meados de 2015, com o CNPJ  20.551.250/0001-27, formada no início com 12 sócios, hoje conta com 25 sócios ativos.

O Presidente da AsaJefferson Correia da Silva, em entrevista ao Seropédica Online, disse que a maioria dos Aviões são de fabricação própria e uma pequena parte dos aviões e equipamentos são importados de outros países, (parte mecânica e eletrônica).  
“Nós temos uma frente no Clube de Aeromodelo com instrutores habilitados, credenciados na COBRA (Confederação Brasileira de Aeromodelismo), onde os participantes da associação recebem certificados, como também Seguro para os aeromodelistas no caso de algum sinistro que possa ocorrer, cobrindo até a terceiros”
Seropédica Online – Vocês fazem algum trabalho social para o município?
“Nós temos um projeto para fazer um trabalho social para o munícipes, com extensão com a UFRRJ, este trabalho é em parceria. No nosso grupo temos pessoas que usam o aeromodelismo para dar aula de Física, mecânica, robótica. Muitas pessoa pensam que o aeromodelismo é hobby , mas na realidade é um tipo de esporte, onde existe vários circuitos internacionais, onde pleiteamos fazer parte”.
“Existe várias frentes de pesquisa, onde o aeromodelo é um transporte de tecnologia para uma infinidade de coisas, usadas nas fazendas para encontrar gado perdido, para o plantio, para fiscalização, como acontece com a Polícia Rodoviária Federal, na fiscalização das estradas, são usados nas guerras, para resgate etc. Para esse trabalho, precisa de pessoas habilitadas.  Nossa ideia é unir todo nosso conhecimento para agregar algum valor a universidade. Nós temos uma das maiores universidades do mundo, estamos pleiteando um espaço lá dentro da UFRRJ, para ter uma parceria mais produtiva e ensinar o que sabemos”
Seropédica Online – Qual sua formação?
Sou Analista na área de Sistema e de Gestão de Projetos
Seropédica Online – Vocês já deram aula em algum lugar sobre aeromodelismo?
Sim já demos aulas na UFRRJ para Pós Graduação em Tecnologia com Drones
Seropédica Online – Para alguma pessoa ser sócio do Asa, o que precisa?
“Hoje para ser sócio nós cobramos R$ 50 para manutenção do clube, à medida que for aumentando o número de sócios, esse valor vai diminuindo, não cobramos joia, exigimos que a pessoas tenha boa índole. E a pessoa que queira ser sócio, é só vir acompanhado de algum aeromodelista, ou se identificar, e falar que quer ser sócio e aprender a usar os aeromodelos”.
Seropédica Online – Qual endereço da associação e dias que são encontrados os associados?
Estrada Fonte Limpa, 10c – Bairro do mesmo nome, Seropédica. Normalmente finais de semana e feriados, menos em dia de chuva
Seropédica Online – Para participar de competições precisa ter algum tipo de habilitação?
No caso de aeromodelos (que são aeronaves destinadas à recreação), não haverá necessidade de autorização da ANAC, mas deverá ser observada a distância mínima de 30 metros de pessoas não anuentes. No caso de pessoas anuentes (que concordem expressamente), essa distância não precisará ser observada. Pela proposta, não há idade mínima para os pilotos de aeromodelos nem obrigatoriedade de seguro contra danos a terceiros.
Regras atuais (até entrada em vigor do novo regulamento) – Atualmente, a legislação (Lei nº. 7.565/86) determina que, para operar, qualquer aeronave deve ser autorizada. No âmbito da ANAC, a Instrução Suplementar (IS nº 21-001) de 2012 prevê a emissão de autorização para uso de VANT (RPA) somente para pesquisa e desenvolvimento e treinamento de pilotos. Essas autorizações da ANAC não excluem a necessidade de anuência de outros agentes públicos como DECEA e ANATEL. Para o uso de aeromodelos, vigora hoje a Portaria DAC n° 207/STE/1999, na qual os equipamentos devem respeitar a restrição de não operar nas zonas de aproximação e decolagem de aeródromos e nunca ultrapassar altura superior a 400 pés (aproximadamente 120 metros) mantendo-se o equipamento sempre ao alcance da visão do piloto.


https://www.seropedicaonline.com/esporte/venham-participar-do-clube-de-aeromodelismo-de-seropedica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário